quinta-feira, 6 de maio de 2010

APEGO


Há espaço para generosidade
na sociedade materialista?

PESQUISA COMPROVA QUE JOVENS CONSUMISTAS TENDEM A SER MENOS GENEROSOS

por Luiz Alberto Marinho*


POUCA GENTE DISCORDA de que a juventude hoje é mais materialista do que foi no passado. Em uma sociedade onde as pessoas expressam suas identidades sociais por meio das roupas que vestem, lugares que freqüentam e coisas que possuem, é tarefa cada dia mais difícil para pais e educadores conscientizar os jovens de que ser é mais importante do que ter.

Em meio a tanto individualismo, narcisismo e consumismo, haverá ainda algum espaço para a solidariedade no planeta? Uma pesquisa da Harris Interactive com 1.213 americanos de 8 a 18 anos, realizada em outubro de 2006, oferece respostas para essa pergunta. A primeira constatação é que, sim, os jovens são mesmo muito orientados para o consumo. A maioria deles concorda com frases do tipo “eu seria mais feliz se tivesse mais dinheiro para comprar mais coisas para mim”. Tem mais: um terço dos entrevistados prefere passar o tempo nas lojas a fazer qualquer outra coisa na vida.
Mas a Harris Interactive não se limitou a investigar o materialismo. Eles também estudaram a relação entre con-sumo, felicidade e generosidade.

Previsivelmente, jovens mais predispostos ao consumo tendem a ser menos generosos. Porém, o fator que divi-de os adolescentes é a gratidão. Aqueles que reconhecem seus privilégios e sentem-se gratos pelo que possuem são também os que demonstram maior generosidade. Ou seja, em uma sociedade materialista e desigual, porém mais consciente, a generosidade ainda pode frutificar.

HÁ ESPERANÇA

Essa descoberta traz algum consolo para céticos e pessimistas, ao mesmo tempo em que sinaliza um importante caminho para as marcas sinceramente interessadas no bem-estar da sociedade e no futuro do planeta. Afinal, cam-panhas capazes de engajar as pessoas comuns em atos de doação (no sentido mais amplo da palavra), de incenti-var o consumo consciente e de difundir o conceito de sustentabilidade poderiam de fato atenuar os males gerados pelo consumismo desenfreado, se as análises da pesquisa estiverem corretas.

Resumo – as mesmas empresas que estimulam o materialismo possuem o poder de reduzir seus efeitos, por meio de ações de responsabilidade social. Só falta elas se conscientizarem disso.


*Luiz Alberto Marinho é colunista do site Blue Bus e especialista em marketing de varejo. Mande seus comentários para o e-mail: publibrandworks@publicom.com.br

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