quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O OLHO DO FURACÃO



O olho do furacão é saudado pelo bom tempo que proporciona, mas o ar é sinistramente carregado. Com o passar do olho, o vento volta com igual fúria de antes e em sentido contrário. O que se viu fragilizado antes, se verá arrancado depois com a mesma perícia que os mestres de carpintaria extraem um prego.

Após a passagem do furacão só resta aos flagelados, um árduo trabalho de reconstrução.
A atual turbulência no sistema financeiro vem ganhando proporções de furacão, talvez até mais intenso que o que ocorreu em 1930, e o que se especula, não é quando passará e sim, o quão distante do “olho” estamos.

Cresce o temor de que a recessão realmente se instale gerando no primeiro momento um processo deflacionário decorrente da falta de crédito e liquidez no mercado. Sem dinheiro e sem crédito, os preços só podem mesmo recuar, esmagando os lucros do sistema produtivo e inviabilizando empreendimentos, enquanto permanecer a força atuando neste sentido.

Segue um breve período de paz, com a passagem do “olho”.

A necessidade de reconstrução num cenário de infra-estrutura desolada, proporcionará o surgimento da força em sentido contrário, a inflação.

Essa pode ser perniciosa a ponto de tomar décadas antes que o mundo se organize de novo em algum tipo de progresso sustentável.
Os indicadores econômicos apontam para alguma coisa parecida com a depressão de 1930, mas com um cenário muito menos favorável energeticamente falando, uma população muito maior para um planeta bem mais depredado, além de um povo muito mais cansado.

Um comentário:

Unknown disse...

Caro Ronaldo venho acompanhado seus comentários sobre econômia através do forum da folha online, desde o início do ano. Tenho grande admiração pela profundidade e fundamentação de sua argumentação. Muito diferente dos Post da grande maioria que, além de falta de visão, são superficiais. Como você tem andado ausente, vim buscar seu blog que acrescentei aos meus favoritos. Parabéns. Não deixe de contribuir com suas idéias e conhecimentos.